Aqui o espaço é todo seu!

Seja Bem vinda!
Este espaço foi criado como canal de informação, debates, troca de experiências e interatividade. Aqui você poderá comentar o meu livro, sua gestação e o crescimento de seu bebê... Enfim, é nosso espaço de aconchego e muita informação. Navegue e deixe sua mensagem e se ainda não tem meu livro aproveite para encomendar o seu. Se tiver interesse em montar um grupo de gestantes, entre em contato comigo para viabilizarmos sua ideia.


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Atividade Física Pós-Parto: conhecer para praticar!

Uma questão importante para a mulher interessada em continuar um programa de exercício após a concepção é quanto tempo deve esperar para iniciá-lo. Devido ao grande estresse fisiológico e psicológico do parto e às mudanças hormonais que a ele se seguem, geralmente recomenda-se que os exercícios intensos não sejam realizados antes de uma a duas semanas após o parto. Existem grandes diferenças individuais, e as regras mais lógicas a serem seguidas são o desejo da mãe em exercitar-se e a sua percepção das respostas fisiológicas quando da retomada dos exercícios (SKINER, 1991).

Recomendações – Objetivos – Benefícios
Principais Benefícios:
♀ Após o parto:
- Rápida recuperação pós-parto, além do reforço da zona abdominal.
- Redução dos sintomas de incontinência, melhoria da circulação e de todas as funções do organismo.

O exercício físico pós-parto pode ajudar os músculos a recuperarem a sua forma e tonicidade. Esteja atenta aos exercícios de reeducação perineal.

Dicas de Exercícios pós-parto:
♀ De 15 a 30 dias: procure não malhar, mas não fique deitada ou parada dentro de casa. Procure fazer pequenas caminhadas (passeios com o bebê até a praça, por exemplo). Esta pequena atividade já começa a ajudar acelerar o metabolismo favorecendo a eliminação de calorias.
♀ A partir de 30 dias: neste período atividades leves como, caminhada, alongamento, hidroginástica e exercícios de fortalecimento do abdômen, região lombar e assoalho pélvico.
♀ A partir de 60 dias: neste período já é possível praticar atividade física moderada, sem abusos. Ioga, pilates, musculação com carga leve e séries curtas, pedalar em ergométrica sem carga e natação são algumas atividades que podem ser praticadas neste período.
♀ A partir de 90 dias já é possível realizar atividades mais vigorosas e com maior intensidade.

OBS.: É fundamental ressaltar que nenhuma atividade física pós-parto deve ser iniciada antes da liberação médica e avaliação criteriosa de seu médico. Outro cuidado a ser mantido é realizar seu programa de exercícios com a orientação de um profissional de educação física especializado e devidamente registrado (CREF).

Referência Bibliográfica
BARROS.T.L; GHORAYEB, N. Exercícios, Saúde e Gravidez - in: O Exercício - Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos. Ed. Atheneu, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, Seja Bem vinda!

Navegue e deixe sua mensagem e se ainda não tem meu livro aproveite para encomendar o seu.

Grande beijo,
Profª. Ana Káthia Guerra
Site: http://www.portaldoconhecimento.net/
Email: anakathia@bol.com.br